Buscar
  • Dr Eduardo Leite

Qual a importância dos exames de Endoscopia e Colonoscopia?


Os exames de endoscopia e colonoscopia são importantes para o diagnóstico de doenças relacionadas ao aparelho digestivo.

A endoscopia costuma ser indicada quando há sintomas de dores abdominais, refluxos, dificuldades em engolir, entre outros casos. Já a colonoscopia funciona como exame de rastreamento para o câncer de intestino e deve ser realizada obrigatoriamente a partir dos 50 anos, sendo repetida a cada 5 ou 10 anos, conforme o caso.

Devemos ressaltar, no entanto, que para indivíduos que tenham na família casos de câncer de intestino a colonoscopia pode ser necessária antes dos 50 anos de idade. Nestes casos, o momento certo de realizar o exame deve ser orientado pelo médico, considerando fatores como a idade e o número de parentes que tiveram câncer de intestino.

Além de serem exames diagnósticos, ajudando na identificação de determinados problemas de saúde, a endoscopia e a colonoscopia são também exames terapêuticos, contribuindo para o tratamento de condições que afetam o sistema digestivo.

Ambos precisam de anestesia, por isso a pessoa precisa estar acompanhada. Dirigir ou operar máquinas é terminantemente proibido depois da endoscopia e da colonoscopia.

Aqui na Clínica São Vicente nós realizamos vários exames e procedimentos com descontos especiais para os pacientes que possuem o Plamedi ou o Plame, nossos cartões de desconto para famílias e empresas. Agende sua consulta, cuide da sua saúde!

#endoscopia#colonoscopia

#clinicasaovicente#plamedi#feiradesantana#saude

48 sem

2 visualizações0 comentário